Sobre

O Brasil presencia neste mês de Agosto a triste marca de 100 mil mortes decorrentes de COVID-19. Irmanados por representantes de várias religiões e organizações da sociedade civil, convidamos você a separar um tempo para luto e lamento em memória dessas pessoas. Pois não se trata de números, mas personagens com histórias, trajetórias, afetos, saberes e amores.

São milhares de vidas de pessoas queridas que, infelizmente, não estão mais entre nós. Ficam suas memórias, ações, saudades!

Nosso convite é para que cada pessoa deste nosso país separe um tempo em algum momento desses dias, para se lembrar de pessoas próximas, sejam familiares, amigos ou conhecidos que já não estão mais conosco. E que faça algum contato solidário e afetivo com familiares ou amigos enlutados.

Todas essas sugestões, sobretudo, as celebrações, vídeos e recursos visam oferecer alento, dar conforto e infundir esperança.

As organizações abaixo são proponentes iniciais desta iniciativa, e contam com a adesão de mais grupos e organizações. É momento de nos unirmos neste abraço virtualmente solidário.


Composto pela Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, o CONIC nasceu no ano de 1982, em Porto Alegre (RS).

Hoje, com sede em Brasília (DF), o CONIC mantém entre os seus objetivos a promoção das relações ecumênicas entre as igrejas e o fortalecimento do testemunho conjunto das igrejas-membro na defesa dos Direitos Humanos.

http://conic.org.br/



Organização criada em 1970 que atua de forma destacada em uma série de iniciativas e projetos, tanto no campo da pesquisa como da intervenção, com base em afirmação de democracia e direitos.

Atualmente desenvolve pesquisa sobre Religião e Covid-19 e é responsável pelo Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais (IRI), entre outras ações.

http://iser.org.br/


Organização de promoção e defesa dos Direitos Humanos fundada na década de 1990 no Peru. No Brasil começou a atuar a partir de 2018, sendo responsável pelo Coletivo Bereia, voltado para checagem de notícias sobre a temática da religião (coletivobereia.com.br), entre outras iniciativas.

Atualmente Paz e Esperança está presente em 8 países.

http://pazesperanca.org/


Iniciativa global que desde a sua fundação em 1970, tem sido guiada pela visão de um mundo em que comunidades religiosas cooperam eficazmente para a paz através de ações conjuntas concretas.

Religiões pela Paz está empenhada em liderar esforços para promover uma cooperação multirreligiosa eficaz em prol da paz a nível global, regional, nacional e local, assegurando que as comunidades religiosas se apropriem destes esforços.

No Brasil cooperam nesta iniciativa relacionada à Covid-19 as seguintes organizações religiosas: Aliança Cristã Evangélica Brasileira, Conselho Nacional dos Bispos do Brasil, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, Confederação Israelita do Brasil, Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-brasileira e União Nacional Islâmica.

https://rfp.org/


APOIO TÉCNICO

A Lidiz Tecnologia Web é uma empresa digital focada na criação de sites e consultoria em Tecnologia da Informação para organizações de micro, pequeno e médio porte.

Nascida em 2013, em São Luís – MA, além de sites para eventos, empresas e artistas, já desenvolveu importantes projetos ligados às causas sociais, como uma plataforma de mapeamento de comunidades tradicionais no Maranhão/Brasil e uma plataforma de gerenciamento de inquéritos de violência contra mulher para uma promotoria em Imperatiz/MA.

Desenvolveu e realiza o suporte técnico do site “lamento100mil.com.br” como forma de parceria, em colaboração com este importante projeto.

https://lidiz.com.br/